Compliance tributário: Revisão tributária de ICMS

11 de outubro de 2021

Uma das grandes ferramentas das empresas é o Compliance Tributário, que busca reunir diversas atividades de forma a atender as conformidades da legislação tributária, muito utilizada por grandes corporações para garantir, ampliar e manter a confiabilidade nos negócios.

Ousamos destacar que o Compliance busca otimizar ferramentas de controle interno, minimizando os erros e garantindo o cumprimento das obrigações principais e obrigações acessórias vinculadas.

Examinando essa conformidade, a revisão da tributação das mercadorias que a empresa comercializa, principalmente o ICMS, é de conhecimento que eventualmente, a depender do volume de itens comercializados pela empresa, algum erro ou procedimento equivocado acaba ocorrendo e, aliado a uma análise geral do cenário empresarial, permite otimizar e melhorar as informações de tributação, principalmente quanto ao NCM aplicável, alíquota interna, base de cálculo do imposto, aplicação de incentivos fiscais específico ou até mesmo uma análise da aplicação correta da substituição tributária, seja a MVA, alíquota interna ou carga interna para o consumidor final.

Essa revisão permite organizar adequadamente as operações da empresa, minimizando os erros e garantindo o pagamento efetivo dos impostos realmente devido.

A revisão permite trazer competitividade e segurança para as empresas, garantindo políticas seguras de acompanhamento e periodicidade na análise dos itens tributados.

A Consult Soluções Empresariais dispõe de profissionais de extrema excelência unidos à tecnologia, com ferramentas que otimizam o processo, e assim possibilitam levantar os créditos passados que a companhia possa possuir, tudo em observação à legislação vigente.

João Chuviaki | joao.chuviaki@consult.com.br

Entre em contato
com nossa equipe
de especialistas

      Tenha mais informação de qualidade!

      Cadastre-se para receber todas as novidades.