DCTFWEB: Receita Federal divulga novas funcionalidades do sistema

27 de outubro de 2020

A Receita federal divulgou na sexta-feira, dia 23 de outubro, novas funcionalidades dentro da DCTFWEB. As funções inseridas foram: “Abater Dcomp” e “Importar da RFB”. O objetivo destas operações, são simplificar os procedimentos de vinculações das compensações e facilitar os cruzamentos de dados entre DCTFWEB e PERDCOMPWEB.

A função “Abater Dcomp” possibilita a emissão de DARF, já reduzindo os valores compensados via Declaração de Compensação (DCOMP), sem a necessidade de fazer a retificação da DCTFWEB e incluir as compensações manualmente (procedimento antigo). Esta nova alternativa ficará disponível na página de visualização da DCTFWEB, seja ela original ou retificadora, desde que apresente a situação “ativa”.

Já na opção “Importar da RFB”, o sistema trará o preenchimento automático de todos os dados da DCOMP. Para os casos em que haja a retificação da DCTFWEB, esta função ficará disponível nas declarações retificadoras com situação “Em andamento”, ou seja, que ainda não foram transmitidas e que podem ser utilizadas para vincular créditos de compensação.

Estas novas opções trazem uma simplificação para o preenchimento da DCTFWEB, principalmente para empresas que realizam mensalmente pedidos declarações de compensações. Além de facilitar o preenchimento, há a prevenção de erros de digitação dos dados declarados na DCTFWEB.

A Consult Soluções possui uma equipe preparada para melhor auxiliar no correto preenchimento dessas declarações.

Lucas Silva – Consultor

Contato: lucas.silva@consult.com.br

Entre em contato
com nossa equipe
de especialistas

      Tenha mais informação de qualidade!

      Cadastre-se para receber todas as novidades.